Fonte De Alimentação


Figura 2
Figura 2

A fonte de alimentação(Figura2) diz respeito ao componente que  fornece energia as cargas elétricas do sistema. Transformando corrente alternada (AC) em corrente contínua ( não alternada ) (DC). Na figura 3 pode ter-se uma melhor perceção dos blocos constítuintes de uma fonte de alimentação: 

Figura 3- Diagrama de blocos ilustrativo de uma fonte de tensão
Figura 3- Diagrama de blocos ilustrativo de uma fonte de tensão

  • Transformador
Figura 4
Figura 4

Tem-se então no primeiro nível o transformador(figura 4), existem diversos tipos de transformadores, o utilizado foi um de potência com núcleo de ferro, sendo este um dispositivo eléctrico que permite a transferência da energia eléctrica de um circuito  para outro, através do seu acoplamento magnético, permintindo a variação (aumento ou diminuição) da tensão e consequentemente a variação (mais uma vez, aumento ou diminuição) da corrente de um circuito, mantendo contudo a potência do circuito inalterada. 

Tomando em consideração os componentes do transformador, tem-se:

  •  Enrolamento (representado na figura 5) - é formado por um conjunto de espiras N
    • Primário- enrolamento que é ligado à fonte de tensão alternada (AC)
    • Secundário- enrolamento que é ligado ao regulador de tensão             A razão da tensão nos dois enrolamentos é dada por :                                                        V1 / V2 = N1 / N2 
  • Núcleo - geralmente constituído por um material ferromagético, neste caso o ferro.
Figura 5- Esquema representativo de um transformador
Figura 5- Esquema representativo de um transformador


Figura 6
Figura 6

Na figura ao lado (figura 6) encontram-se representadas a tensão V1 que diz respeito ao sinal da corrente alternada, e a tensão V2 que representa a tensão obtida após a passagem no transformador.


  • Retificador de Onda Completa

No segundo nível tem-se o retificador de onda completa, que pode ser descrito pela figura 7. Trata-se de um circuito que inclui 4 díodos e que também é conhecido pela designação de ponte de Graetz  que é responsável por transformar a tensão alternada (tensão que apresenta duas direções) numa tensão retificada (tensão com apenas uma direção) com o maior possível valor médio.

Figura 7 - Retificador de onda completa
Figura 7 - Retificador de onda completa

  • Filtragem

Como o resultado da tensão ainda não corresponder a um valor de tensão continua, segue-se o nível da filtragem, que como é constituído por um condensador que faz com que a tensão obtida após a retificação (ainda alternada) passe a ser muito semelhante ao de uma tensão continua, pois são registdas menores variações de tensão. 

Figura 8 - Retificador de onda completa com filtragem
Figura 8 - Retificador de onda completa com filtragem

  • Regulador de Tensão

Por fim é apresentada a carga ou também denominada de regulador de tensão que é um dispositivo que tem a função de regular a tensão de saída da retificação de onda completa com filtragem e assim concluir a transformação duma tensão alternada em tensão contínua.


A figura abaixo (figura 9) apresenta o esquema referente à simulação da fonte de alimentação.

Figura 9
Figura 9
© 2015 Francisco Silva, Assessor financeiro. Rua do Ouro 797, 4150-555 Porto
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora