Método AHP

Matriz de comparação par a par

Normalização

Vetor peso dos critérios

Prioridades
As prioridades foram calculadas segundo o peso que cada grupo deu em relação a cada critério, sendo esses pesos apresentados no ficheiro abaixo disponível.

Normalização Prioridades

Vetor prioridades

Matriz de prioridades


Ranking de alternativas
Multiplicando a matriz de prioridades com o vetor dos pesos dos critérios consegue-se concluir qual dos grupos dá mais importância aos critérios com mais peso.

Razão de consistência
O vetor de consistência é obtido através da multiplicação da matriz par a par e do vetor dos pesos dos critérios. Depois de achado o vetor, é necessário concluir se o projeto é realmente fiável e consistente, através da razão de consistência.
O cálculo do índice de consistência é fundamental para avaliar a consistência dos dados e é dado pela seguinte fórmula:
CI=(λmax-n)/(n-1) ,
sendo o λmax igual à média entre o vetor de consistência em relação ao peso dos critérios e o n, a ordem da matriz aleatória. Deste modo, obtém-se um valor de λmax igual a 5,33 e um n igual a 5, sendo possível o cálculo do índice de consistência.
CI=(5,33-5)/(5-1) = 0,08
Sabendo que o valor de n é 5, através da tabela proveniente do Saaty's book, sabe-se que o valor correspondente a uma matriz de ordem 5 é de 1,12. Deste modo, torna-se possível efetuar o cálculo da razão de consistência, sendo esta dada pela seguinte fórmula,
CR=CI/1,12,
obtendo-se um valor de CR igual a 0.07.
É possivel afirmar que o grau de consistência dos dados é satisfatório quando o CR<0,1, deste modo, pode-se concluir que o projeto é fiável e consistente.
